20 de março de 2013

Violência nos estádios: campanha contra o Braga na imprensa

A presente época tem sido marcada por tristes cenas de violência um pouco por todos os estádios. Ironicamente, o único clube cujo Presidente teve a decência de censurar os seus próprios adeptos e pedir desculpas aos adversários tem sido o alvo da imprensa, com sucessivos destaques e distorções de situações menores enquanto são branqueadas situações graves protagonizadas por adeptos de outros clubes.

A título de exemplo, importa referir o jogo com o Leixões em que Liga e PSP afirmaram por várias vezes não estarem envolvidos adeptos do Braga nos confrontos, mas que a má fé de alguns insiste em atribuir adeptos do Braga. Mas vejamos o que nos reservam as últimas semanas:

Braga vs Benfica: adeptos do Benfica agridem de forma inusitada os stewards do Braga; o caso foi denunciado pela SIC e o Benfica não foi capaz de censurar os actos inaceitáveis dos seus adeptos.

Benfica vs Bordéus: vários petardos são deflagrados por adeptos do Benfica; a UEFA abriu um inquérito. Antes da abertura do inquérito, viram alguma notícia?

Guimarães vs Benfica: ao longo de todo o jogo foram arremessados petardos por adeptos das duas equipas (facto que também já tinha ocorrido quando uns e outros jogaram em Braga); os adeptos do Benfica arremessaram objectos contra a equipa de basquetebol dos vimaranenses (facto ocultado pela maior parte da imprensa). Viram alguma notícia n'A Bola?

Paços de Ferreira vs Beira Mar: confrontos graves com arremesso de cadeiras e agressões. Viram alguma notícia?

Paços de Ferreira vs Feirense: Agressões no final do Paços de Ferreira-Feirense. Vamos ver se dá a polémica que deram as situações com o Braga.

Belenenses vs Leixões: graves confrontos nas bancadas do Restelo após o golo da igualdade marcado pelos leixoneneses. Viram alguma notícia?

Porque é que só as coisas que sucedem em Braga é que têm direito a grandes destaques nos jornais? Jornalismo de sarjeta? Pura má fé? Estratégia orquestrada contra o Braga?