27 de dezembro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES - 2ª DIVISÃO

EQUIPA MASCULINA SOBE À 1ª DIVISÃO NACIONAL
MENINAS NO 3º LUGAR DO PÓDIO

O Sporting Clube de Braga participou com 14 nadadores (7 masculinos e 7 femininos) nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª e 2ª divisão, que se realizaram em Lisboa (Stº António de Cavaleiros), nos dias 21 e 22 de Dezembro/12 e que contaram com a presença de 415 nadadores em representação de 29 clubes nacionais.
A equipa masculina, depois de no ano passado ter descido de divisão, conseguiu a promoção à divisão principal da natação portuguesa, a 1ª divisão, onde militam somente as 8 melhores equipas nacionais.
Para alcançar tal objetivo, o SC braga alcançou o 2º lugar na 2ª divisão nacional, entre as 16 equipas que compõe a 2ª divisão, subindo à 1ª divisão os 2 melhores clubes da 2ª divisão, por troca com os 2 últimos da 1ª divisão. 


Os 7 “Guerreiros do Minho” que fizeram as cores Arsenalistas subir ao patamar mais alto da natação portuguesa foram: Daniel Pereira, Ricardo Rego, Filipe Malheiro, Edgar Ribeiro, Ricardo Machado, Hugo Silva e Pedro Martins.
Os 7 “Guerreiros” tiveram uma prestação muito honrosa para as cores bracarenses, sendo injusto salientar algum entre todos os que representaram o SC Braga.
A equipa feminina foi a grande revelação destes campeonatos, ao classificar-se em 3º lugar entre as 16 equipas que compõe a 2ª divisão, a somente 6 pontos da subida à 1ª divisão nacional. A subida só não foi concretizada por uma desclassificação, que penalizou sobremaneira a equipa bracarense e que impossibilitou uma histórica “dobradinha” para a subida à 1ª divisão nacional. De qualquer forma, esta foi a melhor classificação da equipa feminina das últimas 8 épocas.


As “Guerreiras do Minho” foram inexcedíveis no seu esforço e superação, demonstrando um espírito de equipa forte e uma regularidade de prestações de alto nível, que mesmo a citada desclassificação não conseguiu abalar, conseguindo a equipa recuperar de um 9º lugar no final da 1ª jornada, para o 3º lugar do pódio, muito perto do 2º e respetiva subida de divisão.
A equipa feminina foi constituída pelas seguintes nadadoras: Ana Fernandes, Inês Costa, Débora Oliveira, Vera Fernandes, Rita Miranda, Sara Costa e Tamila Holub.
Estes foram com certeza uns campeonatos de clubes que ficarão na história do SC Braga, tendo sido a única equipa nacional que subiu ao pódio da 2ª divisão nacional em ambas as equipas (masculina e feminina).