2 de maio de 2012

Contra Tudo e Contra Todos: Vamos ao Estádio!

Não é de ontem que o Braga vem incomodando muita gente. Em primeiro porque a ascenção de um clube de fora das duas grandes cidades sempre foi vista como impossível pelos agiotas nacionais. Em segundo porque o sucesso de um clube independente do sistema (centrado em três clubes) sempre foi visto como impraticável pelo establishment desportivo português. E, em terceiro, porque tudo isto aconteceu sem controlar as estruturas do poder, tendo como única base de sustentação um projecto desportivo e financeiro credível, sólido e bem sucedido.

Não é de ontem que o Braga tem sido vítima de uma comunicação social verdadeiramente execrável que faz jazer na sua própria sarjeta os princípios mais básicos de isenção, proporcionalidade, representatividade e pluralismo jornalísticos. Na generalidade, o que temos em termos informativos no nosso país não passa de uma tulha de jornaleiros afoitos em vender o que o povo quer ler, ao arrepio da verdade que deveria nortear o nobre princípio de informar.

Não é de ontem que o campeonato está viciado. Poderíamos falar dos inúmeros prejuízos de arbitragem de que o Braga foi alvo. Poderíamos falar do insuportável atraso na análise disciplinar às declarações abjectas e condicionadoras de Jorge Jesus. Poderíamos falar do inglório (e até contraproducente) facto do Braga ter um treinador que nunca em 28 jornadas falou de arbitragens. Poderíamos falar do facto de haver clubes a competir em situações de concorrência desleal por haverem contratado jogadores que não se enquadravam nas suas capacidades financeiras. Poderíamos falar disso tudo mas o nível da mentira a que esta Liga chegou fica bem ilustrado no episódio da desistência não-desistência da União de Leiria.

Mas também não é de ontem que os nossos Guerreiros são uns autênticos e verdadeiros heróis. Levados ao colo por um público muito especial e que nunca vira a cara à luta, os Guerreiros do Minho vão carimbar já no Sábado o acesso à Liga dos Campeões - é esta a nossa convicção e é por isso que, contra tudo e contra todos, vamos ao Estádio Axa apoiar os nossos campeões!