2 de fevereiro de 2012

Tolerância Zero Para a Violência

Foram hoje publicadas algumas acusações de dirigentes do Guimarães relativamente ao comportamento de alguns adeptos do Sporting de Braga no final do jogo do passado sábado entre as equipas de juniores dos dois clubes.

Mesmo tendo conhecimento de que os factos não decorreram da forma exacta como estão a ser descritos, é inegável que alguns adeptos do Braga protagonizaram cenas lamentáveis de violência a que não estamos habituados na nossa cidade e nos nossos estádios. Nem o facto de terem sido outros adeptos do Braga que acabaram por garantir segurança aos adeptos do Guimarães reduz a vergonha que sentimos quando estas cenas sucedem na nossa casa. Este tipo de comportamentos não pode, de maneira alguma, ser tolerado e deve merecer o mais vivo repúdio de todos, nomeadamente daqueles que têm responsabilidades no futebol.

O blogue Arsenal de Braga, representando o genuíno espírito bracarense dos seus autores, tem pautado a sua actuação por uma permanente defesa da erradiação de todo o tipo de violência do futebol, não se coibindo de criticar todos quantos exibem comportamentos anti-desportivos ou atitudes discriminatórias, independentemente das cores que vestem ou defendem. Mais do que isso, o blogue Arsenal de Braga tem promovido iniciativas que pretendem contribuir para a construção de relações mais saudáveis entre os adeptos de Braga e Guimarães.

É por tudo isto que saudamos a chegada de alguns colegas da blogofera vimaranense a este combate contra a violência. Mais do que isso, desafiamos a juntarem-se a nós num manifesto conjunto contra a violência para o próximo derby do Minho.

A ler: Selvagens e Impunes; Nota Negativa Para a Violência; Braga 3 - Guimarães 1: Guerreiros Vencem nas Bancadas; Braga - Guimarães: Manifesto Contra a Violência; Dar a Volta Por Cima; As Responsabilidades da Liga; O Deplorável Culto da Violência; Derby do Minho: Manifesto Anti-Violência.