16 de setembro de 2011

Nomeação Polémica no Derby do Minho

Um Braga muito moralizado pela vitória histórica de Birmingham desloca-se a Guimarães para disputar a 5ª jornada da Liga. A partida será de elevado grau de dificuldade para os bracarenses tendo em conta o nível de motivação dos vizinhos e o inegável desgaste da partida europeia de ontem. Ainda assim, Leonardo Jardim tem surpreendido pela positiva os sócios e adeptos do Braga que, apesar dos resultados positivos neste arranque de temporada, ainda olham com alguma desconfiança para os créditos do treinador madeirense. O jogo está marcado para as 19.15 e tem transmissão directa na SportTV.

A arbitragem fica a cargo de Pedro Porença, uma nomeação muito polémica tendo em conta que este árbitro tem um longo historial de equívocos em prejuízo do Sporting de Braga e benefícios ao Vitória de Guimarães. Ficam alguns registos:

Braga - Sporting (10/11): Proença Leva 3º Para Lisboa
A festa que os jogadores e adeptos do Sporting fizeram no final do jogo mostra bem a pequenez de Alvalade. Para ficar em terceiro, o Sporting de Lisboa precisou da ajuda de um árbitro vindo de Lisboa que se esqueceu de assinalar uma grande penalidade evidente de Polga sobre Meyong aos 43 minutos e cuja conversão garantiria o 3º lugar ao Sporting de Braga. Mais: o Sporting precisou da ajuda de Proença para ampliar o seu anti-jogo dos lisboetas e gozou de uma dualidade de critérios verdadeiramente irritante.

Braga - Porto (09/10): Proença Não Vê Penálti
Registe-se, para memória futura, que Pedro Proença voltou a esquecer-se de marcar uma grande penalidade escandalosa por falta de Álvaro Pereira sobre Alan, o herói da noite que havia de marcar o golo da vitória em dia de aniversário.

Guimarães - Braga (04/05): Assalto ao Bom Jesus
Uma arbitragem polémica que saltou para a primeira página de todos o jornais: o Braga foi gravemente prejudicado por Pedro Proença que ainda ameaçou os jogadores do clube bracarense com processos judiciais. As relações entre o clube e o árbitro andam azedas desde esse tempo.