8 de abril de 2011

Nós Sabemos Que Queriam Um Presidente Assim!



O Sporting Clube de Braga emitiu um comunicado onde condena a postura vergonhosa da Direcção do Guimarães ao criticar o Presidente António Salvador para se desculpar perante os seus associados do facto de não ter solicitado nos prazos definidos bilhetes para o próximo encontro entre as duas equipas.

O Sporting de Braga vai mais longe ao afirmar que pretende que a Liga Portuguesa de Futebol aja em conformidade com os estatutos, instaurando um processo de inquérito às declarações ofensivas que o Presidente do clube vimaranense fez sobre o Presidente António Salvador.

Está à vista de todos que a Direcção do Guimarães pretende desculpar-se perante os seus adeptos que, habituados a copiar tudo o que se faz em Braga, estão a salivar contra o maior clube do Minho.

Senão vejamos:

(1) Há uns anos, o Braga começou uma campanha de angariação de sócios nas escolas; esta campanha foi intensamente ridicularizada pelos vizinhos que, alguns anos volvidos, a copiaram. Mas chegaram tarde demais: o Braga já é o quarto maior clube português em número de associados.

(2) Desde há uns anos, o Braga abre esporadicamente as portas do estádio para os adeptos com menos recursos poderem assistir aos jogos da equipa; esta iniciativa foi intensamente ridicularizada pelos vizinhos que, alguns anos volvidos, a copiaram. Mas está à vista de todos que nem com as portas abertas conseguem encher os estádio.

(3) Numa iniciativa história, o Braga ajudou os sócios a acompanharem a equipa nos jogos que esta realizou em Leiria e na Figueira da Foz na época história de 2009/10; esta iniciativa foi intensamente ridicularizada pelos vizinhos que, alguns meses volvidos, a copiaram. Mas também não foram bem sucedidos: apesar da deslocação a Coimbra ser mais curta, os vizinhos estiveram longe dos 8.000 adeptos que o Braga levou a Leiria e à Figueira da Foz.

Em síntese: o Braga é o quarto clube português há mais anos consecutivos na Primeira Liga; o Braga é o quarto clube português há mais anos consecutivos nas competições europeias; o Braga já esteve na Fase de Grupos da Liga dos Campeões; o Braga já venceu a Taça Intertoto; o Braga já esteve nos Quartos de Final da Liga Europa (e não, a Liga Europa não é a mesma coisa que a Taça UEFA); o Braga já foi Vice-Campeão; o Braga já venceu a Taça de Portugal; o Braga já venceu a Taça da Federação Portuguesa de Futebol; o Estádio Axa é o quarto estádio com maior número de espectadores na presente temporada; o Braga é o quarto clube português com maior número de sócios; o Braga não tem protocolos de troca de jogadores com outros clubes nacionais; o Braga tem um grande Presidente que outros gostavam de ter.

Para terem isto tudo com o mérito que nós tivemos precisavam de ter mais massa crítica - e isso não se compra, não se regateia nem se importa. Ou se tem... ou não se tem.